19 de ago. de 2008

fanzine paideuma, livros de carimbos

Caríssimos amigos,

"No próximo sábado, 14 de junho, na Livraria Scriptum, a partir das 12h, acontece um inusitado lançamento. Dos livros de poesia "Carimbalas", de Carlos Barroso, e "Carimbos", de Marcelo Dolabela; e do Fanzine "Paideuma", editado por Carol Lara.

Os livros trazem uma característica especial: são impressos com carimbos. Os "Carimbalas" é um artesanal, todos os poemas e textos de apresentação foram carimbados manualmente. O "Carimbós" teve sua arte realizada a partir de carimbos, porém foram impressos xerograficamente, esta opção se deu pela diversidade de formatos de poemas - do haicai ao poema visual - que inviabilizaria sua produção manual.

Ambos põem em circulação uma das técnicas - Rubber Art - mais utilizadas pelas vanguardas poéticas e visuais - Dada, Modernismo, Poesia Concreta, Poema Processo, Poesia Marginal e Arte Postal. O carimbo, de símbolo de borocracia, se transforma em linguagens e tranporte artísticos.

Da forma mais primitiva de se reproduzir um texto se amplia em uma inventiva técnica de se compor o texto poético.

O "Paideuma" é um fanzine-dobradura que busca uma dicção experimental para as múltiplas possibilidades do epigrama. Neste número estréia, traz poemas de Carlos Barroso, Carol Lara, Erde Rodrigues, Francesco Napoli, Hugo Lima, Makely Ka, Marcelo Dolabela, Michel Mingote, Raíssa Machado, Vara Casa Nova, e Zéfere e imagens dos artistas plásticos: João Maciel, Luana Aires e Rafael Perpétuo"

A partir das 13h, haverá um recital-ação-performance com os poetas participanetes do fanzine.

Livraria Scriptum - Rua Fernandes Tourinho 99 – Savassi – telefone: 3223-1789

Estão todos convidados!

com o meu abraço,

Raíssa Machado.

http://passosdealice.blogspot.com

Nenhum comentário: